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Rayner
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Sem Assunto Gráficos são tão importantes assim?

Qua Jan 20, 2016 8:00 pm
Gráficos são tão importantes assim?

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Jogo Desconhecido

Você já deve ter escutado ou lido alguém dizendo que não vai jogar “Tal jogo porque os gráficos são da época da avó de fulano” ou “gosto de tal jogo porque me lembra os velhos tempos” e ai rola debate com pessoas que tem essas opiniões opostas. Mas ai vai a pergunta de alguns. Por que isso?

Bom, antigamente lá pelos anos 70/80 não havia nada disso, as pessoas jogavam os jogos pelo seu conteúdo e boa história e não se importavam com os gráficos, mas hoje em dia devido a evolução dos gráficos, algumas pessoas começaram a achar eles uma parte importante dos jogos além da história e da diversão. Mas e ai, o que você acha? Gráficos são ou não importantes?

Nas comunidades Maker eu vejo uma galerinha dizendo “Os gráficos são uma bosta mas jogo é divertido, adorei”. Não é exatamente assim que fulanofala, mas essa é a “mensagem” que ele quer nos passar, porém isso tem de menos pois muitas pessoas deixa de jogar um grande jogo porque o gráfico não é um dos melhores. Eu já joguei jogos incríveis onde os personagens eram de palitinhos e todo pixelado.

Ao mesmo tempo que gráficos “Top” tem um ponto importante, eles não são tão importantes assim. Mas como assim?Gráficos Top atrai bastante o público e as pessoas começam a comentar super bem daquele jogo e acaba atraindo mais pessoas para jogarem esse game mas um jogo não é atraído só por gráficos Top, ele também pode atrair pessoas pela sua história, mas hoje em dia isso está em extinção. São poucas as pessoas que se interessam pelo jogo só pela história que está espetacular.




Não é necessário ter Gráficos EXCELENTES para chamar a atenção de seu jogo, apenas tenha gráficos que combinem com a história ou que sejam de sua autoria. Não utilize sempre o RTP. Muitas pessoas utilizam o RTP para criarem seus jogos e isso acaba fazendo com que o jogo perca sua “Beleza” porque são muitos jogos de vários gêneros utilizando o mesmo gráfico.

Diversos Makers tanto iniciante quanto intermediários utilizam o RTP por não saberem fazer suas próprias Artes Pixel, mas gráficos “não avançados”(como o de personagens palitos) pode até dar um charme especial para o jogo dependendo da jogabilidade, engine ou história. 

As vezes o gráfico nem é preciso ser feito pela base da história mas ser feito por ser de sua autoria. Mas nem sempre é necessário ter que criar seu próprio gráfico “belo” se você não tiver vocação nenhuma para tal área. Na internet existem gráficos de terceiro disponível tanto para fins lucrativos quanto para fins não lucrativos. Bom, falei do RTP mas esqueci um detalhe, existem sistemas e demos(jogos demonstrativos) com gráficos de RTP tão incríveis que deixam os gráficos de autoria própria um chinelo. Sistemas com gráficos de RTP tão bem utilizados que nem pareciam RTP de verdade, dava para perceber o RTP apenas pelos chars utilizados e forma do mapeamento.

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Mapa feito com RTP

Bom, mesmo que você faça o jogo da forma mais “Sensafuckional” possível, você não vai atrair pessoas da noite para o dia apenas Anunciando que fez um jogo full e colocando link pra download, terá que criar uma página bem chamativa mostrando o jogo com imagens, explicando o game com um prólogo, história dos personagens  e algumas outras coisas. Terá que criar uma página decente e bem formatada. Uma página ruim pode não trazer sucesso ao seu jogo, pois algumas (não todas) pessoas imaginam seu jogo igual a página do projeto. Decente ou uma porcaria (Desculpem o termo).

Enfim, gráficos são importantes, mas deverá sempre saber usar o gráfico certo no jogo certo. Não adianta usar um gráfico “bolado” e a história do jogo e sistemas não estarem bons.

Bom galera, é isso. Espero ter agradado a vocês com essa pequena matéria. Qualquer coisa é só comentar no tópico. Dicas, o que gostou e não e etc.

Abraços e Até Breve.
viniems
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Sem Assunto Re: Gráficos são tão importantes assim?

Qua Abr 06, 2016 1:27 pm
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tópico bem completinho, interessante demais pra quem ta começando agora ^^ parabens
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