[Aula] Mapeamento no RPG Maker 2003
Ter maio 12, 2015 9:33 pm
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Primeira Aula
- Conhecendo o RPG Maker 2003
Por Thiago Alves
Primeira PalavraBom, acredito que muitos já tenham visto e utilizado os makers atuais como o ACE mas a ''interface'' de todos os makers como costumamos chamar é um pouco semelhante. Eu queria começar do básico, então a primeira aula será sobre as partes que compõe o mapeamento no RPG Maker 2003.
IniciandoO que diferencia esse maker dos outros é a sua estrutura. Uma de suas características é o Tileset, que conhecemos como Chipset aqui. É um pouco escassa as suas possibilidades por ter somente duas camadas e não oferece muitas opções de detalhes pra quem gosta de ter seus mapas maravilhosos. Mas isso não impede nem um pouco de se conseguir resultados bons. Muito pelo contrário. Então, vamos começar pela parte de ferramentas. Observem a seguinte imagem:
1. Modo de Edição Inferior: permite adicionar chips de solos, pisos, paredes, etc. É a primeira camada e pode ser sobreposta por todas as outras camadas.
2. Modo de Edição Superior: permite adicionar chips que complementam a primeira camada como: mesas, cadeiras, árvores, flores, etc. Sendo a segunda camada ela sobrepõe a primeira.
3. Modo de Edição de Eventos: permite adicionar tudo aquilo que há na pasta Charset do projeto. Sendo assim qualquer coisa pode ser posta. Essa camada é considerada a terceira e sobrepõe todas as outras. Um exemplo bem simples seria a adição de pessoas.
4. É o zoom em sua qualidade de original.
5. É a metade do mapa original.
6. É a metade da metade do mapa original.
7. É a metade da metade da metade do mapa original.
8. É a ferramenta Desfazer as Mudanças. Como o próprio nome já diz ela desfaz as mudanças -.- Tem a mesma função do famoso CTRL+Z.
9. É a ferramenta Selecionar. Usando ela podemos contornar uma área no mapa, copiá-la, movê-la e colá-la. Deve ser usada com moderação pois em alguns casos pode dar um breve bug no mapa (pelo menos comigo acontece).
10. A ferramenta Definir Zoom é como se fosse um atalho para os zooms que acabamos de conhecer. O primeiro botão do mouse serve para reduzir o zoom e o segundo botão para aumentar o zoom. Essa ferramenta só funciona se o ícone do mouse estiver no mapa.
11. Desenhar o Mapa Livremente pode ser considerada a ferramenta mais importante e indispensável para todos que mapeiam. Queiram ou não terão que usá-la, serve para criar chip por chip separadamente, mas se clicar e arrastar, o chip irá se repetir.
12. Desenhar Mediante Retângulo permite mapear formando um retângulo, tem quase a mesma função da ferramenta anterior mas por mapear diferente ocupa um espaço maior.
13. Desenhar Mediante Elipse permite mapear em formato de círculo (não fica redondo e sim meio quadrado).
14. Preencher uma Área Fechada é o famoso balde de tintas “ferramenta para os preguiçosos” (eu por exempo) e permite preencher toda a área com o chip selecionado.
Essa foi a explicação sobre a Barra de Ferramentas e suas respectivas funções. Agora vamos passar para o seletor de chipsets...
Chipset[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Modo de Edição Inferior
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Modo de Edição Superior
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Se olharem um pouco mais de perto perceberão que nos dois Chipsets tem um pequeno quadro branco, ele serve para selecionar o chip desejado e passar para o mapa, assim:
EventoA camada de evento é bem simples e permite adicionar os chips da Camada Superior e o conteúdo da pasta Charset em forma de evento, facilitando a adição de detalhes no mapa, observem:
Bom é isso, espero que tenham gostado e lhe ajudado. Até a proxima.
Primeira Aula
- Conhecendo o RPG Maker 2003
Por Thiago Alves
Primeira PalavraBom, acredito que muitos já tenham visto e utilizado os makers atuais como o ACE mas a ''interface'' de todos os makers como costumamos chamar é um pouco semelhante. Eu queria começar do básico, então a primeira aula será sobre as partes que compõe o mapeamento no RPG Maker 2003.
IniciandoO que diferencia esse maker dos outros é a sua estrutura. Uma de suas características é o Tileset, que conhecemos como Chipset aqui. É um pouco escassa as suas possibilidades por ter somente duas camadas e não oferece muitas opções de detalhes pra quem gosta de ter seus mapas maravilhosos. Mas isso não impede nem um pouco de se conseguir resultados bons. Muito pelo contrário. Então, vamos começar pela parte de ferramentas. Observem a seguinte imagem:
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1. Modo de Edição Inferior: permite adicionar chips de solos, pisos, paredes, etc. É a primeira camada e pode ser sobreposta por todas as outras camadas.
2. Modo de Edição Superior: permite adicionar chips que complementam a primeira camada como: mesas, cadeiras, árvores, flores, etc. Sendo a segunda camada ela sobrepõe a primeira.
3. Modo de Edição de Eventos: permite adicionar tudo aquilo que há na pasta Charset do projeto. Sendo assim qualquer coisa pode ser posta. Essa camada é considerada a terceira e sobrepõe todas as outras. Um exemplo bem simples seria a adição de pessoas.
4. É o zoom em sua qualidade de original.
5. É a metade do mapa original.
6. É a metade da metade do mapa original.
7. É a metade da metade da metade do mapa original.
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8. É a ferramenta Desfazer as Mudanças. Como o próprio nome já diz ela desfaz as mudanças -.- Tem a mesma função do famoso CTRL+Z.
9. É a ferramenta Selecionar. Usando ela podemos contornar uma área no mapa, copiá-la, movê-la e colá-la. Deve ser usada com moderação pois em alguns casos pode dar um breve bug no mapa (pelo menos comigo acontece).
10. A ferramenta Definir Zoom é como se fosse um atalho para os zooms que acabamos de conhecer. O primeiro botão do mouse serve para reduzir o zoom e o segundo botão para aumentar o zoom. Essa ferramenta só funciona se o ícone do mouse estiver no mapa.
11. Desenhar o Mapa Livremente pode ser considerada a ferramenta mais importante e indispensável para todos que mapeiam. Queiram ou não terão que usá-la, serve para criar chip por chip separadamente, mas se clicar e arrastar, o chip irá se repetir.
12. Desenhar Mediante Retângulo permite mapear formando um retângulo, tem quase a mesma função da ferramenta anterior mas por mapear diferente ocupa um espaço maior.
13. Desenhar Mediante Elipse permite mapear em formato de círculo (não fica redondo e sim meio quadrado).
14. Preencher uma Área Fechada é o famoso balde de tintas “ferramenta para os preguiçosos” (eu por exempo) e permite preencher toda a área com o chip selecionado.
Essa foi a explicação sobre a Barra de Ferramentas e suas respectivas funções. Agora vamos passar para o seletor de chipsets...
Chipset[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Modo de Edição Inferior
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Modo de Edição Superior
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Se olharem um pouco mais de perto perceberão que nos dois Chipsets tem um pequeno quadro branco, ele serve para selecionar o chip desejado e passar para o mapa, assim:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
EventoA camada de evento é bem simples e permite adicionar os chips da Camada Superior e o conteúdo da pasta Charset em forma de evento, facilitando a adição de detalhes no mapa, observem:
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Bom é isso, espero que tenham gostado e lhe ajudado. Até a proxima.
Re: [Aula] Mapeamento no RPG Maker 2003
Ter maio 12, 2015 9:47 pm
parece legal, sempre quis mecher nesse rm!
Re: [Aula] Mapeamento no RPG Maker 2003
Ter maio 12, 2015 9:49 pm
Ele é bem legal, pra quem não gosta de scripts, essa é a engine certa.
Re: [Aula] Mapeamento no RPG Maker 2003
Ter maio 12, 2015 9:56 pm
Posso usar essas aulas no RM2K neah? +cred
Re: [Aula] Mapeamento no RPG Maker 2003
Ter maio 12, 2015 10:04 pm
Sim, pode. O RM2K é uma forma do RM2K3 menos desenvolvida.
Re: [Aula] Mapeamento no RPG Maker 2003
Ter maio 12, 2015 10:09 pm
WTF! Me sinto um lixo em sua presença! Parabéns. Muito boa a sua aula.
Nem uso essa engine, mas agora me sinto inspirado, muitas pessoas agora devem se sentir, primeiro pq lançaram uma versão mais atual dessa engine e acho que só. +1Cred.
Vc postou as aulas com uma velocidade.
Quando vc disse pra mim que não sabia mapear direito, estava sendo modesta?
Nem uso essa engine, mas agora me sinto inspirado, muitas pessoas agora devem se sentir, primeiro pq lançaram uma versão mais atual dessa engine e acho que só. +1Cred.
Vc postou as aulas com uma velocidade.
Quando vc disse pra mim que não sabia mapear direito, estava sendo modesta?
Re: [Aula] Mapeamento no RPG Maker 2003
Ter maio 12, 2015 10:14 pm
Yugi Santos escreveu:WTF! Me sinto um lixo em sua presença! Parabéns. Muito boa a sua aula.
Nem uso essa engine, mas agora me sinto inspirado, muitas pessoas agora devem se sentir, primeiro pq lançaram uma versão mais atual dessa engine e acho que só. +1Cred.
Vc postou as aulas com uma velocidade.
Quando vc disse pra mim que não sabia mapear direito, estava sendo modesta?
Um lixo? Pq?
Obrigada.
Sim, eu preparei tudo mais cedo, pois eu já havia entrado aqui era meio dia e alguma coisa e vi o evento ai eu decidi também postar umas aulas, ai eu peguei algumas já prontas e fiz no word office pra poder postar aqui, inclusive eu estou terminando outra aula aqui no word.
Não, ainda tenho muito o que aprender. Aprendi tudo o que sei com essas aulas.
Re: [Aula] Mapeamento no RPG Maker 2003
Ter maio 12, 2015 11:11 pm
Pq eu sou mapper do fórum mas agora surgiu alguem melhor que eu. Parabéns.
Re: [Aula] Mapeamento no RPG Maker 2003
Qua maio 13, 2015 1:03 pm
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Muito boa a essa aula,seria melhor ainda se tivesse pra XP. +1Cred.
Muito boa a essa aula,
Re: [Aula] Mapeamento no RPG Maker 2003
Qua maio 13, 2015 2:48 pm
Obrigada! Colocarei pra XP tbm.
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