Ir para baixo
vico
vico
Membro
Membro
Mensagens : 17
Sexo : Masculino
Idade : 30
Data de inscrição : 07/06/2015
http://about.me/vpontin

Sem Assunto Convite para um projeto de editor de JRPGs...

Dom Set 11, 2022 3:09 am
Bom dia pessoal!

Não é de ontem que eu pensando em criar um "clone" open source do RPG Maker. Vendo os termos dracônicos de licenciamento que a Enterbrain/Degica impõem aos projetos criados na plataforma (além do custo exacerbado do Maker em si), e o fato de haver pouquíssimas alternativas originais em desenvolvimento (RPG Toolkit e Open RPG Maker já "faliceram"), sempre tive vontade de tentar fazer algo novo e que fosse, além de open source mais flexível para o usuário final.
Ao mesmo tempo, desde que conheci Love2D adorei a framework e gostaria de trabalhar com ela, mas como não tenho tino nenhum com arte e paciência pra criar um jogo do zero nela, resolvi que quero trabalhar com ela de uma maneira, "diferente".
Enfim, e agora que estou cursando jogos digitais me deu ainda mais vontade de tocar esse projeto com alguém. Como não consegui convencer nenhum colega do curso à participar ainda, resolvi perambular pelos fóruns de RPG Maker para ver se alguém teria interesse em fazer parte dessa ideia.

Basicamente, penso em um editor similar aos RPG Makers antigos (2k/2k3) e que geraria um projeto-padrão que utilizaria o Love2D como "backend". Para efeitos comparativos, seria algo levemente similar ao RPG Maker MV, mas em vez de gerar um código proprietário e em HTML5/JS, ele geraria um projeto Love2D com licença flexível para o uso que o usuário quiser fazer (similar à licença do próprio Love). Para o editor em si, seria, assim como os makers, algo "WIMP" ("windows, icons, menus, pointer", tbm conhecido com a interface clássica de programas de PC) ainda não pensei em que linguagem/framework usar, tenho preferência por algo cross-plataforma, pensei em Lazarus mas acho que é muito limitado (principalmente quando chegar na parte de implementar o controle de tilesets, trabalhar com imagem nele deve ser horrível), não descarto Java (até pela portabilidade), mas entendo muito pouco dessa plataforma.

Então, alguém teria interesse em participar desse projeto? Perdão se não fui muito claro no que eu tenho em vista, é que estava quase indo pra cama quando me deu esse "estalo" em postar nos fóruns makers pra ver se teria alguém interessado nisso.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos