Ir para baixo
Mephisto Maker
Mephisto Maker
Membro de Honra
Membro de Honra
Mensagens : 212
Sexo : Masculino
Localização : Netherrealm
Prêmios : engine - GG Maker/001 Engine Tutorial#1:Montando Sprites Medal_23
Data de inscrição : 01/04/2015
https://castlevaniadescentofblood.wordpress.com

Sem Assunto GG Maker/001 Engine Tutorial#1:Montando Sprites

Sex Dez 18, 2015 2:03 pm
e aeewwwww
 
existem poucos usuarios de gg maker/001, muitos dizem ser pela falta de recursos padrão(mas os mesmos reclamam de quem usa o rtp)
 
uma duvida de muitos é: Como boto meu sprite no jogo?
irei demonstrar a forma mais fácil de colocar seu char no jogo, passo a passo!
 
Passo#1:Criando o Jogo
abra o GG Maker, crie um novo jogo no genero Plataforma(escolhi este por ser o mais "complicado", se dominar esse será fácil mecher com 45(rpgs), 
 
Passo#2:Trocando a Ferramenta de Edição Gráfica
entre em ferramentas/opções, lá vai estar assim:
engine - GG Maker/001 Engine Tutorial#1:Montando Sprites Do2pg5
desmarque a opção de "Usar Embutidos" no editor grafico, e depois selecione a ferramenta de edição de imagens aonde vocé é mais acostumado, eu recomendo o paint xp por ser simples e pratico, é o que irei usar no tutorial, devera ficar assim:
engine - GG Maker/001 Engine Tutorial#1:Montando Sprites 2rxfh9c
 
 
Passo#3:Fazendo o Sprite
abra a janelinha de sprites
engine - GG Maker/001 Engine Tutorial#1:Montando Sprites Ot3q09
 
na janelinha que vai abrir, crie uma nova pasta: "Chars"(que é aonde colocará todos os personagens do seu jogo(para ficar organizado))
engine - GG Maker/001 Engine Tutorial#1:Montando Sprites Jfu9g8e um sprite, irei utilizar um sprite do megaman x(snes) como exemplo então irei nomea-lo assim.(clique na sua pasta, escolha "none").
 
Passo#4:Montando Animações
antes de tudo, confira este topico:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
 
depois, no seu sprite selecione o "Parado", q é a primeira animação que iremos fazer, depois ponha adicionar animação(deixe em modo de loop)
engine - GG Maker/001 Engine Tutorial#1:Montando Sprites 23rnvcy
depois coloque "adicionar imagen em branco", o parado do megaman x tem 3 miseros frames de parado então coloque 4(para fazer loop), depois clique com o botão direito na primeira imagem e ponha "Editar(sem alpha)"
engine - GG Maker/001 Engine Tutorial#1:Montando Sprites 2qjlpqr
para começar vamos fazer um quadro de animações, ele tem q ser grande o suficiente para cobrir todas as animações(mas não exagere no tamanho xP)
 
imagem com zoom:
engine - GG Maker/001 Engine Tutorial#1:Montando Sprites 1z2dkc0
o personagem tem q ficar bem centralizado.
agora vamos aos outros frames, agora pegue a imagem anterior e cole no proximo quadro ou em uma imagem do paint separado(não usem o copiar do 001,entrem na imagem usando "Editar(sem alpha)" e copie), e... cole o proximo frame por cima do seu sprite!, ja montado tem q ficar no mesmo eixo do anterior, ja q o megaman só meche as palpebras será bem fácil
engine - GG Maker/001 Engine Tutorial#1:Montando Sprites 35n8qrq
agora para fazer loop o segundo frame tbm será o ultimo então apenas copie ele!
para quem não sabe, loop significa ligar o inicio ao fim, sendo assim deixar a animação ir e voltar!, então só falta um frame(o 3º), é só fazer o q eu ja disse.
 
nota: tbm da pra fazer o seguinte,se quiser editar todos os frames ao mesmo tempo, selecione todos os quadros e com o clique direito do mouse sobre os frame, selecione "Editar (sem alpha)"
 
Passo#5:Regulando tempo,tamanho e posição do sprite
o tamanho do sprite é ao seu criterio mas é aconselhado 200 (ou 300 dependendo se o sprite for muito pequeno). agora vamos lá!
 
ao mexer com tamanho ou posição mexa apenas no primeiro frame se mexer nos demais irá estragar sua animação!
então, clique duas vezes na telinha aonde mostra seu personagem.
 
isso é o que deve aparecer:
engine - GG Maker/001 Engine Tutorial#1:Montando Sprites K4e1ow
observando a colisão do personagem está muito maior que ele, mas antes de arrumar isso vamos alterar o tamanho do sprite de 100 para 200
 
clique em animação, vai em maginificação do nó e troque os primeiros dois "100s" para 200
botamos o sprite bem no centro e puxando as pontinhas da colisão ajuste até aonde vc quer que tenha colisão nele:
engine - GG Maker/001 Engine Tutorial#1:Montando Sprites Rkphlfapós isso vamos arrumar a velocidade da animação!:
 
eu não quero que ele pareca q tenha algum problema piscando toda hora feito maluco então eu vou acelerar os três ultimos frames e deixar o primeiro frame mais demorado(infelismente não posso fazer gifs agora então será só vendo pra crer)
engine - GG Maker/001 Engine Tutorial#1:Montando Sprites Winkhi
como podem ver são todas "0,1s", vamos deixar, vejamos... o primeiro "1" inteiro e o resto "0,05", para alterar estes numeros façam assim, clique na primeira imagem e subistitua o 0,1 por 1 como eu fiz:
engine - GG Maker/001 Engine Tutorial#1:Montando Sprites Fnebzs
selecione todo o resto e troque o numero para 0,05!:
engine - GG Maker/001 Engine Tutorial#1:Montando Sprites 8ys0v4
 
o tempo varia de animação para animação, tente colocar varios numeros e veja o que fica mais fluido!
 
tem q saber um pouco de fração/numero decimal para mecher com tempo.
 
siga os passos e sua animação deve fica boa!
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos