GG Maker/001 Engine Tutorial#1:Montando Sprites

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

GG Maker/001 Engine Tutorial#1:Montando Sprites

Mensagem por Mephisto Maker em Sex Dez 18, 2015 2:03 pm

e aeewwwww
 
existem poucos usuarios de gg maker/001, muitos dizem ser pela falta de recursos padrão(mas os mesmos reclamam de quem usa o rtp)
 
uma duvida de muitos é: Como boto meu sprite no jogo?
irei demonstrar a forma mais fácil de colocar seu char no jogo, passo a passo!
 
Passo#1:Criando o Jogo
abra o GG Maker, crie um novo jogo no genero Plataforma(escolhi este por ser o mais "complicado", se dominar esse será fácil mecher com 45(rpgs), 
 
Passo#2:Trocando a Ferramenta de Edição Gráfica
entre em ferramentas/opções, lá vai estar assim:

desmarque a opção de "Usar Embutidos" no editor grafico, e depois selecione a ferramenta de edição de imagens aonde vocé é mais acostumado, eu recomendo o paint xp por ser simples e pratico, é o que irei usar no tutorial, devera ficar assim:

 
 
Passo#3:Fazendo o Sprite
abra a janelinha de sprites

 
na janelinha que vai abrir, crie uma nova pasta: "Chars"(que é aonde colocará todos os personagens do seu jogo(para ficar organizado))
e um sprite, irei utilizar um sprite do megaman x(snes) como exemplo então irei nomea-lo assim.(clique na sua pasta, escolha "none").
 
Passo#4:Montando Animações
antes de tudo, confira este topico:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
 
depois, no seu sprite selecione o "Parado", q é a primeira animação que iremos fazer, depois ponha adicionar animação(deixe em modo de loop)

depois coloque "adicionar imagen em branco", o parado do megaman x tem 3 miseros frames de parado então coloque 4(para fazer loop), depois clique com o botão direito na primeira imagem e ponha "Editar(sem alpha)"

para começar vamos fazer um quadro de animações, ele tem q ser grande o suficiente para cobrir todas as animações(mas não exagere no tamanho xP)
 
imagem com zoom:

o personagem tem q ficar bem centralizado.
agora vamos aos outros frames, agora pegue a imagem anterior e cole no proximo quadro ou em uma imagem do paint separado(não usem o copiar do 001,entrem na imagem usando "Editar(sem alpha)" e copie), e... cole o proximo frame por cima do seu sprite!, ja montado tem q ficar no mesmo eixo do anterior, ja q o megaman só meche as palpebras será bem fácil

agora para fazer loop o segundo frame tbm será o ultimo então apenas copie ele!
para quem não sabe, loop significa ligar o inicio ao fim, sendo assim deixar a animação ir e voltar!, então só falta um frame(o 3º), é só fazer o q eu ja disse.
 
nota: tbm da pra fazer o seguinte,se quiser editar todos os frames ao mesmo tempo, selecione todos os quadros e com o clique direito do mouse sobre os frame, selecione "Editar (sem alpha)"
 
Passo#5:Regulando tempo,tamanho e posição do sprite
o tamanho do sprite é ao seu criterio mas é aconselhado 200 (ou 300 dependendo se o sprite for muito pequeno). agora vamos lá!
 
ao mexer com tamanho ou posição mexa apenas no primeiro frame se mexer nos demais irá estragar sua animação!
então, clique duas vezes na telinha aonde mostra seu personagem.
 
isso é o que deve aparecer:

observando a colisão do personagem está muito maior que ele, mas antes de arrumar isso vamos alterar o tamanho do sprite de 100 para 200
 
clique em animação, vai em maginificação do nó e troque os primeiros dois "100s" para 200
botamos o sprite bem no centro e puxando as pontinhas da colisão ajuste até aonde vc quer que tenha colisão nele:
após isso vamos arrumar a velocidade da animação!:
 
eu não quero que ele pareca q tenha algum problema piscando toda hora feito maluco então eu vou acelerar os três ultimos frames e deixar o primeiro frame mais demorado(infelismente não posso fazer gifs agora então será só vendo pra crer)

como podem ver são todas "0,1s", vamos deixar, vejamos... o primeiro "1" inteiro e o resto "0,05", para alterar estes numeros façam assim, clique na primeira imagem e subistitua o 0,1 por 1 como eu fiz:

selecione todo o resto e troque o numero para 0,05!:

 
o tempo varia de animação para animação, tente colocar varios numeros e veja o que fica mais fluido!
 
tem q saber um pouco de fração/numero decimal para mecher com tempo.
 
siga os passos e sua animação deve fica boa!

_________________
avatar
Mephisto Maker
Membro de Honra
Membro de Honra

Troféus e Medalhas :
Mensagens : 212
Data de inscrição : 01/04/2015
Localização : Netherrealm

https://castlevaniadescentofblood.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum