Ir para baixo
Dr@gon
Dr@gon
Membro
Membro
Mensagens : 14
Sexo : Masculino
Idade : 22
Localização : Na Pati que Pariu
Data de inscrição : 21/10/2015

Sem Assunto Quero vender meu game? Por onde começar? Eis aqui sua resposta.

Ter Abr 05, 2016 9:39 pm
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
vender - Quero vender meu game? Por onde começar? Eis aqui sua resposta. TC7UpuT

Claro que está é a duvida mais comum que um desenvolvedor tem no inicio de sua carreira no mercado de jogos, não eu nunca vendi um jogo meu, por não ter fundos para investir no projeto e por que mexo no Rpg Maker por diversão mesmo, mas entendo um pouco do assunto e venho aqui compartilhar um pouco do meu conhecimento sobre este assunto.

Caso queria saber um pouco do básico sobre o Game Design já escrevi uma matéria sobre isso a um tempo atrás (E por sinal prometi que ia continuar e aqui estou), caso se sentir interessado basta clicar [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], bem agora vamos falar um pouco sobre projetos comerciais.

Para começo de tudo você deve ter sua engine original, (Se ela for gratuita leia nos termos de contrato dela se a empresa criadora da engine permite a venda de jogos, caso você use Unity3D já adianto que sim você pode vender seus jogos, como o foco aqui na comunidade é o RPG Maker vou escrever esta matéria direcionada a ele.
Eu recomendo comprar o RPG Maker numa promoção, eu mesmo comprei o meu no natal no ano passado por R$ 25,00 reais, mas caso você não tiver está paciência pra esperar uma promoção e tiver uma boa renda pode adquiri-lo por um preço mais salgado (Algo em torno de R$ 125,00 reais.

MAS ESPERE! Antes de sair comprando engine pra todos os lados saiba se você quer mesmo vender jogos, já lhes adianto que não é bem "Comprei a engine, vou pegar uns gráficos da internet, e sai criando tudo e taca na steam vo fica ricão", amigo não é bem assim, vamos esclarecer algumas coisas que independente da engine que você usa sempre será assim.

Posso usar recursos de 3º ?
Não, só se tiver autorização para isso ou for free-use, mas eu aconselho criar seus gráficos, músicas, scripts e tudo mais, isso vai deixa-lo mais atraente para o jogador, afinal já a tantos jogos de RPG Maker feitos com RTP ou Celianna, sério ninguém mais aguenta ver isso, se quer criar algo comercial, faça do nível de projetos comerciais se não você ira ficar no prejuízo.

Ok, mas não sei criar gráficos nem nada disso.O que eu faço??
Se você quiser entrar no mundo comercial você vai gastas dinheiro sim, você terá que investir no seu projeto, claro que não precisa comprar tudo de uma vez, um jogo se desenvolve entre 1 a 3 anos de produção, não tenha pressa de comprar os recursos.

Ok, mas estou produzindo o projeto, o que eu faço?
Primeiramente agora vou lhes apresentar outra coisa que já deveria ter falado, o Steam GreenLight!

vender - Quero vender meu game? Por onde começar? Eis aqui sua resposta. Header

O GreenLight é um recurso para desenvolvedores indies de games para poder inserir seu jogo no Steam, mas infelizmente este é um recurso pago, mas leve em consideração que o Steam também tem que ganhar dinheiro, mas não é algo extremamente absurdo, para colocar seu projeto no GrennLight você paga uma taxa de mais ou menos R$ 125.00 reais, após isso você já colocou seu projeto na disputa do GreenLight, como assim?
Seu projeto vai ser avaliado pelos membros do Steam mesmo, ou seja jogadores, por tanto só coloque seu projeto no Steam quando ele for realmente um projeto (Vou escrever uma matéria só sobre isso no futuro hehe), o GreenLight funciona assim:
Você coloca seu projeto lá, os membros vão ver ele, e vão votar se eles querem que você entre no Greenlight ou não, mas é claro que se você trouxer um jogo legal, com um bom treiler é obvio que você vai ganhar o sinal verde e após passar no GreenLight PRONTO (EEEE) o Steam vai entar em contato com você para marcar quando seu jogo vai estrear e eles já vão preparar o instalador e tal.

Ok, como faço pra ganhar o GrennLight mais rápido?

Divulgue em tudo qualquer lugar seu jogo, seja em comunidades Makes a foruns que se  especialização em divulgações dessas coisas, divulgue para amigos também ajuda muito.
O GreenLight também não vem do dia pra noite, mas não desamine, você vai ganhar ele!

Bom tenho que saber de mais alguma coisa?
Sim, primeiramente seu jogo não deve ficar só no PT-BR, ele DEVE ter pelo menos o Inglês como outra linguá, isso fará seu publico aumentar em mais de 100%, divulgue seus jogos em comunidades gringas, como a Rpg Maker WEB, que é a maior comunidade Maker do mundo.

Evite usar RTP, tente criar tudo mesmo 100% original para deixar o projeto único, diferente de outros projetos, não faça um projeto faça O Projeto.

E outra coisa importante, não use Rips de jogos (Musicas, gráficos) nem recursos de pessoas sem autorização, isso é infringir direitos autorais e da B.O, sério mesmo.



Agradeço por lerem todo esse texto até aqui, creio que isso não seja tudo sobre projetos comerciais , mas com certeza pode de ajudar bastante, se esqueci de alguma coisa (Sempre esqueço de alguma coisa) só fala ai em baixo, obrigado e até a próxima matéria.
Rayner
Rayner
Administrador
Administrador
Mensagens : 564
Sexo : Masculino
Localização : Depende ué.
Prêmios : vender - Quero vender meu game? Por onde começar? Eis aqui sua resposta. Medal_23
Data de inscrição : 24/03/2015
https://espacorpgmaker.umforum.net

Sem Assunto Re: Quero vender meu game? Por onde começar? Eis aqui sua resposta.

Qui Abr 07, 2016 5:00 pm
Acho que você só paga a greenlight uma vez e pronto.

Enfim, achei bem interessante a matéria.
Dr@gon
Dr@gon
Membro
Membro
Mensagens : 14
Sexo : Masculino
Idade : 22
Localização : Na Pati que Pariu
Data de inscrição : 21/10/2015

Sem Assunto Re: Quero vender meu game? Por onde começar? Eis aqui sua resposta.

Sáb Abr 09, 2016 10:19 am
Sim só paga uma vez, esqueci de falar isso, fico feliz que gostou.
Yugi Santos
Yugi Santos
Membro
Membro
Mensagens : 238
Sexo : Masculino
Prêmios : vender - Quero vender meu game? Por onde começar? Eis aqui sua resposta. Medal_62 vender - Quero vender meu game? Por onde começar? Eis aqui sua resposta. Medal_23
Data de inscrição : 25/03/2015

Sem Assunto Re: Quero vender meu game? Por onde começar? Eis aqui sua resposta.

Qua Abr 20, 2016 3:45 pm
Wtf! Que matéria boa, eu ainda não tinha visto! Já curti!
Suelen
Suelen
Membro
Membro
Mensagens : 147
Sexo : Feminino
Prêmios : vender - Quero vender meu game? Por onde começar? Eis aqui sua resposta. Medal_47 vender - Quero vender meu game? Por onde começar? Eis aqui sua resposta. Medal_23
Data de inscrição : 12/05/2015

Sem Assunto Re: Quero vender meu game? Por onde começar? Eis aqui sua resposta.

Qui Abr 28, 2016 11:47 pm
Sim, uma ótima matéria. Vc é ótimo.
Conteúdo patrocinado

Sem Assunto Re: Quero vender meu game? Por onde começar? Eis aqui sua resposta.

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos