Criando seu Jogo I: O Roteiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Criando seu Jogo I: O Roteiro

Mensagem por OgraK em Dom Abr 05, 2015 6:36 pm

Parte I: O Roteiro

O começo do projeto é uma fase mais difícil para um maker, muitas vezes você está louco para começar seu projeto, mas mantenha-se calmo, você está no começo e é o início de meses ou até mesmo anos de trabalho duro, então comece a se planejar pois será e é fundamental nessa etapa.

Muitos iniciantes ignoram a criação de roteiros ou nem conhecem essa etapa, não é obrigatório, mas faz muita diferença pensar no jogo antes de fazê-lo permite que ele se desenvolva mais rápido.

1. O Roteiro

O roteiro do jogo varia de criador para criador, não existe uma fórmula de criação de roteiros, faça do seu jeito e organize da forma que achar mais adequada para você, o roteiro é simplesmente um documento escrito com todo o desenvolvimento do seu jogo, sempre que esquecer de alguma coisa basta consultá-lo, e vai ajudar bastante.

Outra vantagem do roteiro, é quando você elabora sua história com ele, você tem uma visão mais ampla e estará mais perceptivo para erros de concordância ou ideias "sem noção", e é claro, é muito mais fácil mudar a história no roteiro do que no jogo feito.

Para fazer o seu roteiro você só precisa de algum software de escrita ou usar o papel e o lápis mesmo, programas como o famoso Word do Microsoft Office são os mais adequados.

2. Cenário

Eu não recomendo começar o jogo pelo nome, simplesmente porque você vai ficar restrito à ele e sua história provavelmente vai ficar algo linear e básico, comece pelo cenário.

O Cenário é o mundo (ou universo!) onde vai se passar o jogo, um cenário complexo e detalhado faz seu jogo ficar mais detalhista e mais interessante para quem vai jogar, a seguir vou dar dicas de como criar um cenário, mas você não precisa pensar em todas elas, apenas nas fundamentais, e não se esqueça que junto à um grande cenário vem grandes responsabilidades, não adianta nada criar um mundo rico em detalhes se você não souber tirar proveito disso!

Qual o tempo, e nível tecnológico do jogo?

Note que tempo e Nível tecnológico (NT) são coisas diferentes, um mundo criado por você pode estar passando pelo ano 3000 e ainda ser medieval, você tem total liberdade nisso, você pode tomar como um guia essa separação de NTs da nossa espécie:


  •    Idade da Pedra: Fogo, alavanca, linguagem.
  •    Idade do Bronze: Roda, escrita, agricultura.
  •    Idade do Ferro (Roma): Arco de meio ponto, civilizações mais organizadas hierarquicamente, e definições próprias de profissões
  •    Idade Média (antes de 1450): Armas de aço, Inicio da matemática com o número Zero.
  •    Renascença/Colonial (1450-1700): Pólvora, imprensa.
  •    Revolução Industrial (1701-1900): Produção em massa, máquina a vapor, telegráfo.
  •    Guerras Mundiais (1901-1950): Carros, aviões, rádios.
  •    Idade Moderna (1951-2015): Energia nuclear, computadores, foguetes, robôs primitivos.
  •    Era espacial (2015-2050): Viagem espacial a velocidade inferior a da luz (300.000km/h), energia de fusão, transplantes biônicos, robôs básicos.
  •    Era Estelar (?): Viagem estelar a velocidade superior a da luz, longevidade, super computadores, robôs avançados.
  •    Antimatéria: Energia de antimatéria, armas de antimatéria (matéria e antimatéria se anulam), gravidade artificial.
  •    Força: Escudo de força, feixes de luz, comunicação entre galáxias.
  •    Adaptação Planetária: Modificação e modelagem de planetas.
  •    Era de Deus: Construção de planetas
  •    E mais o que você quiser...


Dica:

Não se baseie fielmente a minha lista, seu mundo pode ser do jeito que você bem entender, mas note que um mesmo mundo pode conter níveis tecnológicos diferentes, como o centro de Tokyo e uma tribo Africana. O "tempo" não define o NT de uma civilização, é apenas um contador qualquer.


Que raças inteligentes habitam esse cenário?
Existem jogos onde só existem humanos, outros com elfos, anões, org e as mais variadas raças que já foram vistas, você pode criar suas próprias raças e definir suas características, a forma em que suas civilizações são baseadas e como elas interagem com as outras raças.

Como a Magia vai agir sobre um mundo?
A magia existe no seu cenário? Qualquer um pode usá-la? Existem vários tipos de magia (Necromancia, restauração, destruição, mutação) ou é tudo a mesma coisa? Pense bem nisso, isso afeta o seu jogo e até mesmo a jogabilidade, raças diferentes podem ter facilidade em usá-las ou não serem aptas. Diferentes mundos podem afetar uma mesma magia de formas diferentes...isso é fundamental em um RPG.

Existe alguma (ou várias) religião(ões) no jogo? (OPCIONAL)
A religião é uma forma natural de procurar a resposta de nossa existência, então em seu cenário ela poderia existir, se for o caso, recomendo que crie uma nova religião, pois usar uma religião existente pode acabar ofendendo alguém.

Decida também se existem algum tipo de intervenção divina no seu jogo, por exemplo: Se algum personagem muito religioso pode receber alguma ajuda de seu Deus durante alguma batalha ou durante a campanha, logo isso pode se tornar uma vantagem buscada pelo jogador. Só não exagere! Não faça de seu jogo uma aula de teologia!

Decidiu? Você não precisa escrever o cenário no seu roteiro, você pode incluí-lo na história do jogo, mas em todo caso aí vai um exemplo.

Exemplo:
Cenário: O jogo se passa na Era Medieval no ano 1234, onde a magia é uma fonte de poder, mas usada apenas por poucos, ela requer anos de estudo e dedicação, pelo menos para os humanos, os elfos são habituados com as magias de natureza, até mesmo crianças são capazes usar árvores e arbustos a seu favor. Já os orcs simplesmente a ignoram, preferem esmagar seus inimigos com seus grandes machados.


3. Tema
O Tema é o seu jogo em poucas linhas, um mega resumão do que vai acontecer, o tema pode ajudar a escolher um nome para o seu jogo. Se estiver perdido, pense nas seguintes perguntas:

Quais tramas serão usadas?
Um bom jogo não é focado numa mesma trama, ele tem várias, que contribuem para a longevidade do jogo, pense em jogar um jogo onde o herói perdeu a memória e seu objetivo é descobrir sua identidade, é um clichê básico e um dos meus favoritos, mas se você se focar somente nessa trama o seu jogo vai ser monótono, por isso crie novas tramas, um personagem pode ter um objetivo e outro pode ter vários, a trama é um clímax do jogo, uma parte em que o personagem se encontra com seu irmão malvado, ou que vinga a morte de alguém amado, etc.

O Herói fala?
Isso você não precisa escrever no cenário, mas é uma questão importante a decidir, um exemplo de herói mudo é o Chrono, ele não fala, mas os outros personagens falam por ele.

Exemplo:
Tema: O jogo conta a história de Adam, que procura vingar a morte de seu pai pelo terrível dragão Draco, mas para isso ele precisa viajar até Arcana para aprender a usar magia, no caminho ele conhece novos amigos e inimigos.


4. História
A história não é o que vai se passar no seu jogo, ela é a história do seu mundo. O que se passa pelo seu mundo, a história é geralmente ignorada por makers novatos, um erro terrível. Para elaborar a história, se baseie no seu tema mas coloque detalhes.

Que tipo de grupos sociais predominam nesse mundo?
Especifique quem são a nobreza, o baixo escalão, etc. Qual o estilo de vida, e seus desejos. "Profissões" como piratas, ladrões, são especificados aqui.

Tenha conhecimento sobre o que está fazendo!
Se vai fazer um jogo medieval, procure pelo menos saber como aquela época funcionava, mesmo que seu mundo seja outro, esses conhecimentos podem inspirá-lo a criar coisas novas na sua história, faça do Wikipédia o seu amigo! :rmb_13:

Lembre-se que história e cenário andam juntos, por isso eles são visto como a mesma coisa para muitas pessoas.

Exemplo:
História: Nesse grande mundo, existem várias regiões inexploradas e várias tribos nômades, no entanto, uma região bastante avançada de humanos criou um grande Império chamado Gigaston, esse Império cresce de forma desenfreada consumindo florestas e qualquer tipo de tribo inferior que aparecer no seu caminho, tal acontecimento fez com que muitos elfos migrassem para a região norte às terras frias dos anões que vivem isoladamente dentro de suas cavernas. No entanto, alguns elfos ainda lutam para defender suas terras, esses conflitos acabaram dando aos humanos bastante conhecimento aos humanos sobre a magia Arcana, bastante perigosa e que usada sobre as mãos inocentes dos humanos pode acabar trazendo perigos ao mundo todo.


5. Enredo
Existem roteiros detalhados e uns resumidos, eu prefiro detalhados, onde eu coloco todas as falas e anotações importantes, você não precisa terminar o roteiro antes de começar o jogo. Se quiser, faça uma parte do roteiro e passe para o maker. Roteiros demoram para acabar.

Estou anexando um roteiro de alguns de meus projetos, tome eles como exemplo.

6. Definindo Resources
Durante a criação do roteiro você vai predefinir alguns dos recursos necessários (Exemplo: Você define que um meteoro vai cair no planeta), você sabe fazer essa animação? Você tem o recurso a disposição? Se não tem procure aprender a fazer ou procure na internet, isso pode levar dias, no pior dos casos você terá que alterar o seu roteiro. Mas veja o lado bom, é melhor alterar agora no roteiro do que quando o projeto estiver em desenvolvimento!

7. Definindo Sistemas/Scripts
Se o seu jogo vai possuir algum tipo de sistema novo, ou usar algum script que você viu na internet, é melhor fazer tudo isso antes de iniciar seu projeto, isso porque durante a instalação de algum script você pode danificar seu jogo e perder ele. Então é melhor pensar tudo antes de começar, como eu disse, planejamento é fundamental! :rmb_22:

8. Conclusão
Espero que tenham gostado das alterações, o próximo tutorial sobre Jogabilidades vai ser refeito, mas antes vou incrementar uma parte especialmente feita sobre criação de personagens! Fiquem ligados!

Créditos:

Nandikki - Criar o Texto
OgraK - Corrigir Ortografia

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
OgraK
Membro
Membro

Mensagens : 28
Data de inscrição : 01/04/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Criando seu Jogo I: O Roteiro

Mensagem por Rayner em Dom Abr 05, 2015 6:41 pm

Nuss, mutio bom cara. Muito bom.

_________________
Mim ser mior amigo do MV!
avatar
Rayner
Admin
Admin

Troféus e Medalhas :
Mensagens : 540
Data de inscrição : 24/03/2015
Localização : Depende ué.

http://espacorpgmaker.umforum.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Criando seu Jogo I: O Roteiro

Mensagem por OgraK em Dom Abr 05, 2015 8:22 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Nuss, mutio bom cara. Muito bom.

Valeu, espero ajudar muitos iniciantes, se eu tivesse esse recurso no começo teria me ajudado muito ...

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
OgraK
Membro
Membro

Mensagens : 28
Data de inscrição : 01/04/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Criando seu Jogo I: O Roteiro

Mensagem por Skyloftian em Seg Abr 06, 2015 9:52 pm

Realmente, muito bom, parabéns, gostei bastante do texto.

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
Skyloftian
Membro
Membro

Troféus e Medalhas :
Mensagens : 35
Data de inscrição : 29/03/2015
Idade : 18
Localização : Faron Woods - Hyrule

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Criando seu Jogo I: O Roteiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum