Dicas para Iniciantes - Como fazer Mapas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dicas para Iniciantes - Como fazer Mapas

Mensagem por Suelen em Qua Maio 13, 2015 7:37 pm

Dicas para iniciantes de Como Fazer Mapas

Bom, eu tenho reparado que muitos jogos de iniciantes com histórias, diálogos e objetivos legais e divetidos estão com um grande problema: os mapas.

Nesse texto com dicas, vão algumas dicas para você não fazer esses mapas... feios.

1- Não crie mapas grandes sem motivo.

Porque? Senão o personagem vai ficar andando que nem um lesado pelo lugar até o infinito e não chega aonde quer chegar... Isso não se refere a dungeons e mundos, mas por exemplo, você cria um mundo enorme, e o cara fica andando em um vazio interminável... Isso é muito ruim, talvez para eles terem maior duração ou coisa assim. Não façam isso.

2- Como melhorar esses mapas grandes.

Bom, digamos que você já tenha feito isso... Aí você tem duas alternativas: deletar ou consertar. Coloque umas árvores (bem espaçadas se for um lugar muito grande ou quiser dar a sensação de arejado), desenhe uma pista (embora fique legal sem uma, desde que o resto fique MUITO BEM feito), e colocar uma grama no outro lado, faça com que tenha várias coisas no seu mapa e não deixe aquele espaço vazio.

3- Nas cidades, não bote várias casas lado a lado.

Existem muitos exagerados que saem por aí falando "No meu projeto, as cidades vão ter 20 casas que vai dar para entrar!!" então, o outro, pra não ficar pra trás, chega e diz "Ah, grande coisa, no meu terão 40!!!!"... E isso influencia muito.
Agora, vamos pegar os Final Fantasys pra Super Nintendo... Certas cidades só tem loja de magias, de armas, de ítens e o Inn! Precisa de 20 casas? Você não precisa colocar todo esse realismo de cidade na sua cidade de RPG. Então, não coloque 30 casas enfileiradas lado a lado sem um espacinho... Coloque umas 3 ou 4, com um bom espaço entre elas.

COMO MELHORAR O SEU MAPA MUNDO

1- Coloque bastantes montanhas para separar os pedaços do mapa. Assim, você pode aproveitar e criar mais Dungeons, por exemplo, para chegar a um outro pedaço do mundo, terá que passar por uma caverna na montanha, ou atravessá-las, escalando-as.

2-Coloque algumas árvores. Não tanto como as montanhas, mas coloque em bom número e espaçadas também. Evite colocar aquelas de 4 quadros de chipset, coloque com 2... Dependendo do tamanho das montanhas.

3- Coloque um Oceano em volta do mundo! Isso é fundamental. E não faça do seu mundo uma ilha redondinha ou um quadradão, deixe-o bem torto! Ou por acaso os continentes daqui da terra são redondinhos? Faça coisas bem pontudas mesmo !!! (Sem exagerar).

COMO MELHORAR SUAS CASAS

1- É fundamental botar o fundo das casas. Às vezes eu vejo jogos com um quartinho que deveria ser minúsculo no contexto do jogo, e tá lá, o quarto 20X15... O fundo é um quadradão preto do chipset, e ele serve justamente para dar uma visão de teto. Veja como devem ser as paredes:
Com o fundo, você pode diminuir o tamanho dos cômodos e etc.

2- Divida a casa em cômodos! Use o fundo e as paredes para isso.

3- Coloque os móveis!! As estantes, mesas e tudo mais, faça bem colocado, como se estivesse fazendo o seu quarto! Coloque camas também. Dentro das casas você também pode colocar um ou dois baús com uma poção ou uma graninha!

COMO MELHORAR SEUS DUNGEONS

1- A primeira coisa é claro, dar voltas e voltas inúteis, só para confundir um pouco. E evite também fazer um tipo de dungeon, em que o herói é obrigado a andar direto e ficar lutando que nem um retardado... Batalhas e mais batalhas... Qual o desafio se dá pra fugir? E quando não dá, você perde um ataque e o jogo fica chato. Então, coloque umas voltas. Coloque baús também, ultimamente não tenho visto isso nos jogos, e é muito importante.

BRINCANDO COM MAPAS

Agora que você já sabe criar uns mapas legais, você podia fazer um monte de mapas maneiros, sabe, que nem aquela pista acima. Não um dungeon ou coisa assim, mas um ambiente aberto e bem desenhado para o personagem andar, pegar ítens em baús, etc... Criar vales e coisas do tipo.

GERAL

Bom, para fazer um bom mapa, acho que o fundamental é OBSERVAR. Observe o mapa dos outros jogos.
Espero que tenham gostado. Se quiser deixar sua gratidão ou critica, dê mais um crédito a mim e comente também.

Até breve Very Happy
avatar
Suelen
Redator
Redator

Troféus e Medalhas :
Mensagens : 147
Data de inscrição : 12/05/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum