Criando um mapa do zero [Horror]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Criando um mapa do zero [Horror]

Mensagem por Suelen em Ter Maio 12, 2015 10:03 pm

Não sei como criar um tópico, mas aqui vai... mas antes vou dizer uma palavras.

Todas as palavras daqui são palavras de Kaos.

 Como uma forma de me adaptar melhor a ferramenta e até mesmo descobrir o que sou capaz de fazer nela, decidi registrar aqui a criação de um mapa do zero! Estarei abordando desde o planejamento até a ambientação final.

 Portanto, neste tópico pretendo deixar evidente a forma que trabalho no desenvolvimento de uma ideia até a sua finalização. Espero que gostem do conteúdo!

 Gostaria também de deixar claro que neste tópico não será explicado sobre iluminação, porem irei mostrar como ficaria um cenário deste tipo com sua iluminação pronta.

 Estarei futuramente explicando detalhadamente como realizar a iluminação de mapas como este. Por hora, recomendo a leitura de meu outro guia:[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

 A leitura é recomendada pois eu uso os mesmos conceitos, a diferença é que neste tipo de mapa eu aplico mais camadas de sombras e múltiplas camadas de cores para enriquecer a ambientação.




Primeira etapa - Planejamento:

 O mapa a ser desenvolvido pertence ao meu primeiro projeto na plataforma RMVX Ace.

 O jogo terá um clima de horror/drama, com um leve toque investigativo. Portanto, o cenário deve manter uma ambientação sombria e rica em detalhes.
 Por possuir uma temática mais voltada ao publico adulto, gostaria de incluir imagens fortes e chocantes, quero criar algo marcante que evidencie o gênero do jogo.

 Com isso em mente, montamos as regras que o mapa deverá seguir:


  • Clima sombrio
  • Altamente detalhado
  • Espalhar elementos que choquem o jogador (gore)


 Pesquisei um pouco a respeito das formas de mapear usadas no RMVX e optei por usar Panoramas e Pictures pra enriquecer ainda mais os detalhes que pretendo implementar no ambiente.

 Minha ideia é formar o mapa parcialmente pelo editor do maker, onde aplicarei o chão e as paredes. Utilizarei os panoramas como forma deadicionar pequenos efeitos que não devem sobrepor o jogador durante o gameplay. Por ultimo, as pictures serão usadas pra implementar objetos no mapa e gerenciar a iluminação que irei produzir.

 Pra finalizar esta primeira etapa, gostaria de atentar ao fato que estarei utilizando uma ferramenta chamada Photoshop pra criação das layers de objetos e iluminação, alem da criação de um panorama.
 Os procedimentos abaixo podem ser realizados em qualquer ferramenta que disponha dos mesmos recursos do photoshop, como por exemplo o[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].

Também é necessário separar os materiais que iremos usar, pois parar o trabalho na metade pra procurar recursos pode afetar no prazo que estipulamos pro mapa ficar pronto.

Por hora precisaremos de:


  • [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.], como forma de melhorar a ambientação e tirar o clima 'infantil' que o tileset possui por padrão.
  • [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]. Estaremos usando elas pra 'quebrar' o chão e paredes, dando um ar de 'local antigo'.




Segunda etapa - Criação da base:

 O mapa que desejo criar é uma sala pertencentes a uma masmorra subterrânea, a principio criei o layout como uma forma de começar a imaginar como irei distribuir os elementos.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Como podem ver, o mapa esta bem vazio.[/center]

 Meu primeiro objetivo aqui é espalhar alguns elementos chaveelementos importantes. Nada de decoração ou efeitos. Estes elementos serão colocados diretamente pelo maker.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Mobílias simples e alguns elementos de sala de tortura/masmorra.[/center]

 Essa será a base do nosso trabalho... A partir deste ponto irei começar a utilizar sprites externos para preencher os espaços vazios, neste caso a desenvolvedora dos tilesets disponibilizou um ótimo material.

Link externo: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Terceira etapa - Objetos e cenário:

 Abram seu programa favorito de edição de imagens, neste caso usarei o Photoshop como dito anteriormente.

 Existem duas coisas que vocês devem fazer antes de iniciar esta etapa:

 

  • Tire uma screenshot de seu mapa utilizando o maker
  • Habilite a opção 'grid' do editor de imagens. No caso do Photoshop você deverá ir no menu View > Show > Grids


Citar
Caso você nunca tenha usado esta ferramenta, será necessário configurá-la. Pra isso, vá em Edit > Preferences > Guides, Grid, Slices & Count. Em Gridline every, você colocará o valor 32, selecionando 'Pixels' na caixa de rolagem. Em Subdivisions, você coloca o valor 1.


 Uma forma fácil de transferir a screenshot diretamente ao Photoshop é entender como o RPG Maker utiliza os tiles. Cada tile possuí 32 pixels, sendo assim, um mapa padrão criado no RPG Maker VX com os valores de 17 x 13 possuem na verdade 544 x 416 pixels.

 Continuando com o que interessa, você deverá abrir tanto a screenshot como também os sprites que separou pra usar no mapa. As grids vão auxiliar você a não colocar os elementos no lugar errado, portanto seja criativo! Imagine como seria olhar diretamente a cena, questione-se sobre o que esta vendo. 

Você esta satisfeito com a forma que espalhou os elementos?

 Eis meu resultado:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Utilizei vários elementos, porem sem começar a realmente detalhar o mapa da maneira que quero, porem mesmo assim já é possível observar que a cena esta parecia conforme o que queremos.[/center]

 Iniciaremos agora a aplicação das demais imagens previamente selecionadas. O Google Imagens possui uma vasta galeria de texturas encontradas em diversos sites, faça uso desta ferramenta e mãos a obra!

 Primeiro precisamos tornar o clima das celas mais sombrio... Quero que o jogador ao olhar pra cena entenda o que acontece ali, mesmo se o ambiente estiver totalmente escuro! Vamos começar pelas texturas de sangue.

 Observe atentamente seu mapa e tente descobrir pontos onde o sangue cairia bem. Quer uma dica? Não é apenas no chão e nas paredes que ele pode ficar bom... Usaremos pictures, portanto é possível colocar sangue em todos os objetos! (com uma certa moderação, obviamente)

 A partir de agora o processo se resume a copiar e colar imagens, apagar certos locais delas, girar as imagens e modificar a perspectiva de cada uma, com o objetivo de que elas mesclem perfeitamente com os objetos do mapa.

 Eis meu resultado:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

 O cenário começa a receber a ambientação sombria que planejamos no começo do tópico![/center]

 O sangue deu o ar que o mapa precisava, porem ainda não estamos nem um pouco perto de terminar... Apesar de ter adicionado pequenos efeitos nas paredes como se estivessem quebradas, o chão continua novo... Não podemos deixar que ele continue desta forma pois irá arruinar a ambientação.

 A partir de agora iremos 'quebrar' o chão com as texturas que achamos no Google Imagens. O processo é o mesmo que expliquei antes de começar aplicar o sangue.

 Eis meu resultado:


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

 Melhorou um pouco... Próximo passo?[/center]

Quarta etapa - Iluminação:

 Terminamos de colocar os objetos no mapa e estou satisfeito com o resultado até então. Chega a hora de investir na layer usada pra iluminar o local, alem de começar a trabalhar nas sombras ao mesmo tempo!

 Primeiro passo é observar onde colocamos nossos pontos de iluminação. No mapa que estou fazendo por exemplo, temos quatro pontos de iluminação, sendo eles três tochas e uma 'fogueira'.

 Existe um pequeno truque que permite melhorar a ambientação do cenário: Neblina, que servirá como uma camada extra, sobrepondo a iluminação. Caso você use photoshop, utilize o filtro 'Cloud' pra criar um efeito semelhante.

 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

 E aqui como a neblina fica no mapa:

[/table]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/center]

 A iluminação deve ser feita com calma... Não direi muitos detalhes visto que existem diversas aulas espalhadas pela comunidade, aulas talvez até melhores do que as que eu faria! 

 Aqui esta a sequencia de como o trabalho foi ficando e obviamente, o resultado final:

 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

 E aqui o produto final:

 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/center]

 Este tópico não é realmente uma aula e tão pouco um tutorial. A ideia mesmo era mostrar o resultado que é possível de se obter ao criar um mapa com calma e capricho.

 Até a próxima!
avatar
Suelen
Redator
Redator

Troféus e Medalhas :
Mensagens : 147
Data de inscrição : 12/05/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum