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[RMVXA Tutorial #4] Sistema de Save e Load Automatio
Sex maio 08, 2015 6:19 pm
Sistema de Save e Load Automático
- Informações:
- Criado por: math2607
Engine Usada: RPG Maker VX Ace
Facilidade de Uso: Fácil
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- Introdução:
- Quem nunca viu um game que você entra nele, não salva, não cria arquivos de saves nem diretórios, e quando você entra de novo, está tudo lá, salvo? Este tutorial tem a finalidade de mostrar a vocês, com simplicidade e clareza, como montar um sistema desse tipo.
- Let's Rock:
- Antes de tudo, darei um conselho: Esse sistema funcionará muito bem em telas de Título por eventos, ou pelo menos Titles por scripts bem configuráveis. Se o load e save são automáticos, irá perder o sentido utiliza-lo em um jogo cujo o Title já possui uma opção de load. Para falar a verdade, este sistema combina muito bem em mini-games. Dito isto, vamos começar. Aconselho criar um novo mapa, onde a engine irá verificar tudo o que será carregado. O fundo pode ser todo escuro (ou transparente), e o personagem pode começar sem gráfico. Feito isso, crie um evento, e em Condição de Inicio, coloque Início Automático. Agora crie uma condição, e nela vá na última aba e marque a opção Script, e cole o seguinte código:
- CÓDIGO 1:
- DataManager.save_file_exists?
- CÓDIGO 2:
- DataManager.load_game(0)
- CÓDIGO 3:
- DataManager.save_game(0)
Partindo desse sistema, pode-se fazer outras coisinhas muito interessantes para seu projeto. Então, veja agora algumas dicas!
- Dicas:
- Dica 1: Diretório único para save:
- Essa sem dúvida é uma dica muito legal para todos. Muitos jogos (como Call of Duty) você escolhe um diretório quando iniciado o jogo, e no meio do jogo é salvo no diretório que você tinha escolhido. Exemplo, eu escolhi iniciar o jogo no slot 4, então, quando eu estiver no meio do jogo, vai dar um save automático no slot 4, sem ter que escolher o slot. Para isso, no primeiro mapa que a gente criou, dentro da condição, mude o script que esta sendo chamado para este:
- CÓDIGO 4:
- index = DataManager.last_savefile_indexDataManager.load_game(index)
- CÓDIGO 5:
- index = DataManager.last_savefile_indexDataManager.save_game(index)
- Dica 2: Iniciando com estilo:
- Quem nunca viu aqueles jogos em que, quando o jogador entra pela primeira vez, ele nem vai para a tela de título, mas vai direto para o primeiro mapa do jogo? Sim, jovem padawan, é possível. Para isso, no evento criado, basta na condição, em vez de chamar um script, colocar para aparecer o título (claro, se for uma por eventos ou uma bem customizável). O evento verificará se tem algum save. Se tiver, a tela de título será exibida e então o jogador pode dar load por lá. Se não tiver, ele iniciará o jogo automaticamente. Simples não?
- Dica 3: Simples, porém legal:
- Essa é bem simples. A tela de título da engine, quando iniciada, verifica se tem algum save. Se não tem, o cursor Carregar fica cinza, e não é possível clicar nele. Mas se tem, ele é liberado. Dá para fazer isso, e é só copiar essa condição que criamos no tutorial. Dentro da condição, você coloque a imagem do Carregar como a dos outros cursores. Mas, em Exceção, basta colocar ela mais acinzentada.
- Considerações Finais:
- Base do Sistema: math2607Forneceu alguns códigos: Shiroyasha
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OBS.: Alguns spoliers estão bugados.
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