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Rayner
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Sem Assunto RPG Maker

Sáb Abr 25, 2015 10:00 pm

  • RPG Maker

    [th]RPG Maker[/th]
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Enterbrain (anteriormente ASCII)
    Lançamento[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] estávelRPG Maker VX Ace([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] de[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])
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    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], PC-8801, PC-9801, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    Gênero(s)[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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    Estado do desenvolvimentoAtivo
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    RPG Maker (RPGツクール, Ārupījī Tsukūru, comumente chamado Tukuru ou também Tkool), é uma série de motores de jogo para desenvolvimento de [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]PGs eletrônicos, criada pela empresa ASCII e, atualmente desenvolvida pela Enterbrain. A palavraTsukūru é uma mistura da palavra japonesa tsukuru (作る), que significa "fazer" ou "criar", com sukūru (スクール), a pronúncia fonética da palavra inglesa school (escola). A série foi lançada inicialmente no Japão, mais tarde contou com versões lançadas em Hong Kong e [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]aiwan, e há pouco tempo teve lançada também uma versão oficial em inglês nos Estados Unidos.

    História

    RPG Maker permite que os usuários criem seus próprios [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] de RPG e com algumas mudanças no sistema pode criar até outros tipos de jogos. Estes jogos são muitos similares aos populares jogos para Super Nintendo, como [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], a não ser que a imaginação do quem o utiliza, vá além dos recursos possíveis, criando efeitos inacreditáveis e surpreendentes, usando apenas o sistema permitido de 256 cores. No editor, você pode criar mapas utilizando tilesets (conhecidos também como "chipsets", o nome tileset veio a ser usado a partir do RPG Maker XP, programar acontecimentos no jogo através de comandos de eventos pré-programados, entre outras funções. A versão XP apresenta também, uma [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] embutida, baseada na famosa [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], o Ruby Game Scripting System (RGSS). Todas as versões do programa incluem o RTP, um pacote de gráficos e sons comuns entre todos que usam o RPG Maker (o RPG Maker não irá rodar a não ser que você instale antes o seu respectivo RTP) prontos para serem utilizados nos jogos. A mais recente versão é o RPG Maker VX. Versões antigas incluem RPG Maker Dante, RPG Maker Dante 2, RPG Maker 95, RPG Maker 2000, RPG Maker 2003. O Rpg Maker XP, contém um grande público no Brasil, porém, há uma massa maior de utilizadores da versão XP e VX, conhecidos popularmente como "RMXP" e "RMVX".
    Enterbrain e ASCII lançaram o RPG Maker 2000 no Japão em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. Ele foi traduzido para o inglês e ilegalmente distribuído por um programador russo apelidado de Don Miguel, que também participou na tradução do RPG Maker 95 e de vários outros programas da série Maker da ASCII/Enterbrain. Em 2002, Don Miguel recebeu um aviso da Enterbrain. Consequentemente, ele descontinuou seus trabalhos relacionados ao RPG Maker 2000, removeu o programa de seu site e incentivou os usuários do programa a comprarem uma versão legal do programa (em japonês). Devido a popularidade do programa, e a falta de uma tradução legal, a distribuição ilegal do programa continuou. Versões traduzidas do RPG Maker 2003 e XP foram distribuídas em todo o mundo. No Brasil, China, Alemanha, França e alguns outros países, as traduções piratas são usadas e distribuídas legalmente, já que as leis de copyright internacional não entram em vigor no país a menos que a empresa tenha uma filial no mesmo. Ainda hoje, grande parte dos utilizadores destas versões acreditam que o RPG Maker é gratuito, pois assim foi declarado quando disponibilizado pelos primeiros tradutores.[[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]]

    RPG Maker 95

    O RPG Maker 95 foi o primeiro RPG Maker produzido para [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. Ele foi publicado no dia [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] de [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] no [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] mas apesar dos [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] serem agradáveis, os recursos limitados prejudicavam sua popularidade, ele foi traduzido e distribuido ilegalmente na [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], assim como seus sucessores, mas pouco depois foi lançado o RPG Maker 2000 e a maioria dos usuários migraram para o novo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. Porém ainda é possível encontrar [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] do [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e recentemente foi lançado um[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] que faz com que o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] funcione no [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], algo que até então era impossível.

    RPG Maker 2000

    Esta é a versão responsável pelo sucesso do programa, cheio de opções, era muito fácil de usar por qualquer iniciante que não saiba nada de [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. Basta uma ideia e persistência que o usuário conseguiria fazer um típico jogo de RPG e com um pouco de talento e lógica muitos usuários tiraram leite de pedra, ao fazer via um sistema de programação arcaica sistemas superiores aos já fornecidos pelo programa.
    No Brasil inicialmente o programa foi traduzido pela extinta "Central Brasileira de RPG Maker". A tradução era literal com muitas palavras não condizentes com suas funções, mas facilitou bastante a vida daqueles que não possuiam intimidade com a língua inglesa, mesmo que com grandes falhas. O RPG Maker 2000 passou por uma fase em que jogos eram criados aos montes de maneira rápida e quase sempre mediocres. Poucos jogos se destacavam nesta época. Nesta fase as primeiras ideias mais avançadas começavam a surgir como menus alternativos e sistemas de batalhas diferentes do padrão e dois dos maiores portais de RPG Maker no Brasil, "Maker Universe" e "RPG Menace", ainda brilhavam.
    Com o tempo, os criadores foram se aperfeiçoando e isto levou ao desenvolvimento de projetos grandes que levavam muito tempo para serem finalizados e que exigiam muita técnica do criador. Um grande marco para incentivo dos "programadores" de RPG Maker foi um concurso realizado pelo canal #RM2k da rede BRASnet que teve a concorrência de cerca de 50 jogos e deu renome à jogos como "Faeron Knights" e "A Lenda de Kaiser". Mesmo com o incentivo, o enorme tempo consumido para a criação de jogos abaixou a febre e levou muitos a desistirem durante a criação por não aguentarem a tarefa, ao mesmo tempo os grandes portais foram saindo do ar, seja por novos rumos de seu criador ou por não suportar as despesas financeiras. Apesar do lançamento de novas versões do RPG Maker, o RPG Maker 2000 ainda resiste bravamente.

    RPG Maker 2003

    RPG Maker 2003, sucessor do clássico RM2K teve como principal aperfeiçoamento em relação ao anterior um remodelado sistema de batalha, que largava a visão em primeira pessoa (que muitos odiavam) substituindo pela visão em 3ª pessoa. Apesar de muito mais bonito e profissional graficamente, e tornar a batalha mais dinâmica por ser em tempo real (não baseada em turnos), este sistema é um pouco mais complexo de ser usado, principalmente por iniciantes sem grandes habilidade com o Maker; o que fez com que menos iniciantes o utilizassem, selecionando assim, o nível de habilidade dos criadores que o utilizam. Além disto, muitas pessoas já estavam com jogos em andamento que apresentavam sistemas inovadores para a época, então muitos jogos continuaram a ser lançados para o RPG Maker 2000. O RPG Maker 2003 é, em vários aspectos, superior ao seu predecessor, pois conta com muitos recursos melhorados e alguns inéditos, como: melhoras no sistema de variáveis, dois timers simultâneos, duas novas opções de "Comandos de Evento", mais botões disponíveis para poderem ser programados, novos chipsets, etc. E até agora é o único maker para computador em qual a batalha é em terceira pessoa.

    RPG Maker XP

    Essa versão possui menos opções de eventos em relação às anteriores, mas conta com um trunfo: o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], que é uma linguagem de programação baseada em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e editada para uso nos games. Suas capacidades são ilimitadas! Pode-se fazer diversos modos de batalha, jogos de plataforma , alterações climaticas no mapa , diversos tipos de Menu e HUD's , e até mesmo jogos Online usando um conjunto de scripts chamados Netplay. Além disso, essa versão suporta mais qualidade e tipos de imagem e sons.

    RPG Maker VX

    RPG Maker VX é a mais nova versão do RPG Maker anunciada para o computador. Foi lançado oficialmente dia 27 de dezembro de 2007. O novo maker tem uma interface mais simples e mais comandos pré-programados, permitindo que os usuários iniciantes criem seus jogos com maior facilidade. A nova engine já conta com uma nova e mais atualizada versão, o RPG Maker VX Ace. A Nova versão adiciona ao RPG Maker VX várias novidades, como criação de personagens e algumas funcionabilidades do RPG Maker XP, até então a ferramenta mais usada.

    Versões para consoles

    Existem várias versões do RPG Maker lançadas para consoles, entre elas, versões para o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e Sony [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. A mais recente versão é o RPG Maker (tsukuru) 6 (aqui no ocidente, RPG Maker 3), para o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. Entretanto, os RPG Makers para consoles não são muito utilizados e muito pouco populares. Não faltam motivos para isso, já que a distribuição dos jogos criados é um tanto complicada. É necessária a utilização de um Dex Drive ou X-port/Shark-port ou Max Drive para mover os arquivos do Memory Card para o PC, e então serem distribuídos na internet. Também, quem estiver interessado em jogar o jogo criado, precisa ter uma cópia do RPG Maker utilizado ao criar o jogo (o que é bem difícil). A última versão foi lançada para o sistema "Nintendo DS" e o nome do programa é RPG Maker DS ou "RPGツクルDS" (Japonês).

    Comunidades de Suporte

    Atualmente, existem diversas comunidades prestando suporte ao RPG Maker e outros motores de criação de jogos no Brasil e Portugal, mas as de maior expressividade são: Mundo RPG Maker, Centro RPG, Santuário RPG Maker, Condado Braveheart e a nova RPG Maker Brasil.

    Linha do tempo

    [/ltr][th]Título[/th][th]Sistema[/th][th]Lançamento[/th][th]Desenvolvedor[/th][th]Local[/th][th]Data[/th]
    MamirinPC-8801Japão1988ASCII
    Dungeon Manjirou[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Japão1988ASCII
    RPG Construction Tool: Dante[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]JapãoFeb. 8, 1990ASCII
    Dante 2[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]JapãoFeb. 8, 1992ASCII
    Chimes QuestPC-9801Japão1992ASCII
    RPG Tsukūru Dante 98PC-9801JapãoDec. 19, 1992ASCII
    Dungeon RPG Tsukūru Dan-Dan DungeonPC-9801JapãoApr. 28, 1994ASCII
    RPG Tsukūru Super Dante[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]JapãoMar. 31, 1995Kuusou KagakuASCII
    RPG Tsukūru Dante 98 IIPC-9801JapãoJul. 14, 1996ASCII
    RPG Tsukūru 2[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]JapãoJan. 31, 1996Kuusou KagakuASCII
    RPG Tsukūru 95[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]JapãoMar. 28, 1997ASCII
    RPG Tsukūru 95 Value!Nov. 21, 2001Enterbrain
    Simulation RPG Tsukūru[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]JapãoSep. 17, 1998Pegasus JapãoASCII
    Enterbrain Collection: Simulation RPG Tsukūru[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]JapãoNov. 29, 2001Enterbrain
    Simulation RPG Tsukūru[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]JapãoMay. 29, 1998ASCII
    RPG Tsukūru 3[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]JapãoNov. 27, 1997Kuusou KagakuASCII
    PlayStation the Best: RPG Tsukūru 3Nov. 19, 1998ASCII
    RPG MakerEUASep. 18, 2000Agetec
    RPG Tsukūru GB[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]JapãoMar. 17, 2000Kuusou KagakuASCII
    RPG Tsukūru 2000[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]JapãoApr. 5, 2000ASCII
    RPG Tsukūru 2000 Value!May. 14, 2003Enterbrain
    RPG Tsukūru 4[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]JapãoDec. 7, 2000Enterbrain
    Uchujin Tanaka Tarou de RPG Tsukūru GB 2[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]JapãoJul. 20, 2001Enterbrain
    RPG Tsukūru 5[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]JapãoAug. 8, 2002Kuusou KagakuEnterbrain
    RPG Maker 2EUAOct. 28, 2003Agetec
    RPG Tsukūru 2003[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]JapãoDec. 18, 2002Enterbrain
    RPG Tsukūru α[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]/[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]JapãoDec. 18, 2002Enterbrain
    RPG Tsukūru Advance[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]JapãoApr. 25, 2003Enterbrain
    RPG Tsukūru XP[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]JapãoJul. 22, 2004Enterbrain
    RPG Maker XPInternetSept. 16, 2005Enterbrain
    RPG Tsukūru[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]JapãoDec. 16, 2004Run TimeEnterbrain
    RPG Maker 3EUASept. 21, 2005Agetec
    RPG Tsukūru for Mobile[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]/[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]InternetApr. 17, 2006Enterbrain
    RPG Tsukūru VX[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]JapãoDec. 27, 2007Enterbrain
    RPG Maker VXMundialmenteFev. 29, 2008Enterbrain
    RPG Tsukūru DSNintendo DSJapãoMar. 11, 2010Enterbrain
    RPG Maker VX Ace[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]JapãoDez. 15, 2011Enterbrain
    [ltr]

    Características

    Eventos

    A programação dos jogos de RPG Maker giram em torno dos eventos. Os eventos são controlados por comandos de eventos e fazem qualquer coisa dentro do jogo. Desde um simples NPC que conversa com o herói, até um complicado mini-game de tiro. Existem 90 comandos de eventos, alguns deles são:
    [/ltr]

    • Mostrar Mensagem
    • Armazenar Números
    • Mostrar Escolhas
    • Mostrar Imagem
    • Reproduzir BGM
    • Efeito Flash
    • Efeito Tremor
    • Mudar HP do Inimigo
    • Iniciar Batalha
    • Teletransporte
    • Inserir Nome do Herói
    • Chamar Menu
    • Parar Batalha
    • Mudar Equipamento
    • Mudar Nível
    • Chamar Script (Somente para RPG maker XP e VX)
    • Condição
    • Mover Evento
    • Mudar HP
    • Mudar MP
    • Reproduzir SE

    [ltr]
    Existem no programa três outros "itens" que são comumente utilizados para desenvolverem "sistemas avançados" no programa, como baús com dinheiro, mini-games, botão de correr, etc. Esses itens são: Switches, Variáveis e Condições (Forks). Usando simultaneamente esses três recursos principais para criar grandes efeitos, pode-se fazer recursos um pouco avançados para o sistema, como criar senhas, do estilo que, quando você estiver jogando, aperte 3 vezes acima e 4 abaixo e ganhe HP (Life ou Vida) infinito, claro isso foi um exemplo, mas é possível fazê-lo. Também pode-se criar sistema de tiros, onde ao apertar o botão de ação, ou um alternativo que você mesmo cria nos sistemas, o personagem atira, e outro botão recarrega, outro botão troca de arma, etc.

    Switches

    Retirado do arquivo de ajuda do RPG Maker XP brasileiro, aba "Guia de Iniciantes".
    Primeiramente, imagine que você precisa criar um baú em seu jogo, então você cria um evento novo, o nomeia como Baú 1 e coloca como condição de seu início "Pressionar Tecla". Então você decide qual o gráfico de evento mais adequado para o seu baú e cria uma mensagem que dirá, "Olha, encontrei um Item!". Por fim você adiciona o comando de evento "Mudar Item" e inclui uma Poção que aumentará em 50 pontos a força do seu Herói. Até aí tudo bem. Então você muito empolgado vai testar o seu jogo e abre o seu baú, tudo ocorre corretamente, aparece a mensagem, seu Herói ganha a poção que aumentará a sua força, porém você tenta abrir o baú novamente e para sua surpresa, aparece a mensagem novamente e mais uma vez você ganha a poção da força.
    Então você se pergunta, onde foi que eu errei? Faltou um Switch, mas o que é esse tal de Switch? Ao pé da letra, Switch quer dizer interruptor, ou seja algo que você liga ou desliga. Então o que faltou em seu evento foi criar uma página de evento em que nada ocorra quando você pressionar a tecla de ação, e por fim que esta página só apareça quando o Switch, vamos chamá-lo de "baú 1 aberto", já estiver acionado. Vamos explicar como realizar este feito!
    Iniciamos por criar uma página de eventos nova que terá como gráfico a imagem do seu baú aberto, como condição de início, vamos marcar "Processo Paralelo" e depois marcar, em condições de evento, Switch e clicar nos "..." para indicar qual o Switch desejado para o acionamento da página. Como falei anteriormente, coloque o nome deste Switch de "baú 1 aberto", mas você pode colocar o nome que quiser, e clique em OK. volte à página anterior e adicione, logo após o comando de evento que adiciona o Item, uma opção de Switch, para isto clique em "Opções de Switch" na primeira página dos comandos de eventos, clique em individual e então em "..." para escolher o switch "baú 1 aberto". e clique em ON, a seguir dê OK, e Ok novamente para salvar as alterações no seu evento. teste o jogo e pressione a tecla de ação no baú e você verá a mensagem e seu Herói ganhará a Poção, porém, se você pressionar a tecla de ação no baú novamente, nada vai ocorrer. Agora vamos entender a lógica do processo. Ao impor como condição de evento o switch "baú 1 aberto", você estará dizendo que somente quando, por meio de eventos, você incluir o acionamento deste Switch, esta página vai ocorrer. Esta página de eventos nova estará na opção "Processo Paralelo" para que, ao você abrir o baú ela ocorra, logo que o Switch correto tenha sido acionado na página de eventos anterior. Então o Switch é o interruptor que acionará as páginas de evento que você deseja. Em algumas traduções para o português "switch" foi traduzido como "alavanca".

    Variáveis

    O princípio básico de uma variável é o um espaço na memória identificado que seja capaz de armazenar e realizar operações com números. O números de variáveis que cada versão do RPG Maker é capaz de lidar depende da versão do mesmo.
    Uma utilização prática de variáveis é, por exemplo, um jogo você pretende criar um mini-game de tiro ao alvo, sejam contabilizados os pontos obtidos pelo jogador em 3 tiros. Então a partir de uma variável, que você pode chamar de "Pontuação", a cada tiro, a pontuação que o herói conseguiu será somada na variável, por fim, aparece uma mensagem com a sua pontuação escrita.
    Além disso, se é possível realizar diversas operações com variáveis, sendo as principais a definição, soma, subtração, multiplicação, divisão e resto divisor ("modulo").
    RPG Maker trata as variáveis como números discretos sinalizados, ou seja, inteiros. Não se é possível realizar operações de ponto flutuante no RPG Maker, exceto que sejam utilizado artifícios avançados.

    Condições

    Condições são os comandos de eventos que criam uma necessidade para que algo aconteça, por exemplo, você quer que em seu jogo o Herói comece a voar depois dele equipar um determinado Item. Então você cria uma condição para exibir o gráfico do personagem voando caso o seu Herói tenha o tal Item equipado. Note que uma linha de entrada de comando será criada um pouco mais para a direita, nela você poderá colocar muitos comandos de evento que só ocorrerão se a sua condição for atendida.
    Então logo abaixo você verá o termo "Exceção". Para quê isto serve? Simples, caso as suas especificações não sejam atendidas, então ele pula a parte anterior e lê apenas de "Exceção" em diante até Fim. Qual a função disto? Caso você queira que um NPC fique com raiva do herói depois deste lhe perguntar 5 vezes a mesma coisa, então você deve criar o evento com uma opção de varável em que faz ser adicionado 1 para a variável "nível de raiva" e uma condição: variável "nível de raiva" maior ou igual a 5. Na linha anterior à condição você cria uma mensagem com uma mensagem escritos e na linha abaixo de "Exceção" você escreve o seu texto normal. Então surge a dúvida: mas não é a mesma coisa eu colocar os comandos de evento depois de "FIM"? Não, pois se colocados após "FIM", os eventos serão executados independente da condição ter sido satisfeita ou não, enquanto em "Execeção" eles somente serão executados se a condição não for satisfeita. Colocando a mensagem abaixo de "FIM", quando o NPC ficasse "com raiva", ele falaria tanto a mensagem raivosa quanto a normal.
    Para saber mais sobre condições, abra seu RPG Maker XP (versão brasileira) e pressione F1, ou então clique em "Ajuda" e depois em "Index". Clique na aba "Guia de Iniciantes".

    Criar jogos online

    Apesar do programa inicialmente ser para criação de jogos offline, também é permitido a criação de jogos online, com um conjunto de scripts e servidor chamado "Netplay".

    Jargão

    Nas comunidades de RPG Maker, existem [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] bastante peculiares. É interessante que se saiba o significado dessas palavras, para um bom entendimento em fóruns:
    [/ltr]

    • CBS - Custom Battle System (sistema de batalha customizado). Significa um sistema de batalha sem ligações com o sistema original do RPG Maker. O CBS pode ser dividido em:

      • ABS - Action Battle System (sistema de batalha em ação) significa que este sistema de batalha não é baseado em turnos ou outro jeito "tradicional" de sistema de batalha. Os ABS's são semelhantes aos jogos The Legend of Zelda e Secret of Mana. É um modo de batalha ao vivo, ou seja, quando você pensa, o inimigo também pensa; Quando você reage, o inimigo também reage
      • ATB - Active Time Battle (sistema de batalha por tempo) significa que o sistema de batalha possui uma barra que precisa estar cheia para que o jogador possa atacar. Isto é, semelhante ao sistema de batalha do jogo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
      • SBS - Side-view Battle System (sistema de batalha em visão lateral) significa que o sistema de batalha possui uma visão lateral. Isto é, semelhante ao sistema de batalha dos jogos da série Final Fantasy. Também é conhecido como "Sistema de Batalha em Terceira Pessoa"


    • CMS - Custom Menu System (sistema de menu customizado) significa um sistema de menu sem ligações com o original do RPG Maker
    • RTP - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] para Run Time Package, ou seja, são os pacotes com gráficos e efeitos sonoros pré-definidos que poderão ser aplicados nos jogos. É a ferramenta mais importante para o funcionamento do RPG Maker; sem o RTP, o programa não será executado; Entretanto, em alguns RPG Makers, é possível fazer rodar sem o mesmo
    • RGSS - Ruby Game Script System - Linguagem de programação de scripts baseada na famosa [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]uby. O RGSS é utilizado no RPG Maker XP
    • RM2K - Abreviação de RPG Maker 2000
    • RM2K3 - Abreviação de RPG Maker 2003
    • RMXP - Abreviação de RPG Maker XP
    • RMVX - Abreviação de RPG Maker VX
    • AGM - Abreviação de Action Game Maker
    • Netplay - Conjunto de scripts e servidor, que permite a criação de um jogo online


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